segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mini

O Mini é um carro compacto produzido pela BMC (British Motor Corporation) em 1959 e, na época, virou o carro mais popular da Inglaterra, e pode ser considerado como o fusca (Volkswagen).





Em abril de 1959 a montadora apresentou o Morris Mini Minor, produzido nos subúrbios de Oxford. (O primeiro nome o vinculava á um bem sucedido modelo dos anos 20 e 30 enquanto o outro sujeria um carro ainda menor que seu antecessor).



O carro, cujas dimensões eram: 3,05 m de comprimento, distância entre eixos 2,03 m, largura de 1,41 m e 1,35 m de altura foi logo apelidado de 'Mini' e faria sucesso tanto nas ruas quanto nas pistas.





Neste modelo, o motor dianteiro montado em posição transversal, tinha cilindrada 848 cm³, quatro cilíndros em linha e potência de 30 cv a 5500 rpm. Era alimentado por um carburador SU em posição semi-invertida. Tinha também tração dianteira (oque contribuía para o espaço interno), e caixa de quatro marchas. A velocidade máxima era de 115 km/h.




O mini tinha suspensão independente nas quatro rodas que usava batentes de borracha como meio elástico em vez de molas e amortecedores (pois a borracha tem elevada histerese). A dianteira era por braços sobrepostos e a traseira por braço arrastado, com subchassi em ambas.


Apesar de não rodar muito confortável, um dos pontos altos do carro era sua estabilidade, para oque contribuía a colocação das rodas nas extremidades da carroceria (diminui o momento polar de inércia). Possuia freios a tambor e medidas dos pneus 5,20-10. Na direção possuia o pioneiro uso de juntas homocinéticas tipo Rzeppa.


Porém, apesar de todas as qualidades citadas, o modelo não foi muito vendido devido á entre outros problemas sua falha de vedação, já que o clima do local era muito úmido (diziam que seu melhor assesório seriam botas de borracha para que o motorista não ficasse com os pés molhados).




Em março de 1960 foi lançada a perua Morri Mini-Traveler, que era 20 cm mais comprida que o carro e seu entreeixos aumentava para 2,14 m.


Dois meses depois viria a Morris Mini-Van 1/4 Ton, um furgão com a mesma carroceria das peruas, mas sem vidros nas laterais traseiras nem o banco posterior. Este modelo pesava 660 kg e era capaz de carregar 250 kg de cargo (como o nome indicava).






O MINI MODERNO


Em 2001 um modelo atual do Mini voltou a ser fabricado pela BMW (a produção do carro passou pelas mãos de várias marcas, entre elas Austin, Morris).


Em 2005 a empresa Bisazza ladrilhou dois modelos conversíveis (usando 31700 ladrilhos) e três modelos fechados, cupê (utilizando cerca de 37000 ladrilhos). Os temas aplicados foram zebra, flores, dama e tartan.


Abaixo, um exemplo de um dos temas utilizado:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor identificar-se